14 de ago. de 2012

Pergunte a Bíblia! - Dízimo

Bom dia queridos!

Aqui vem o post 2 da série Pergunte a Bíblia!
O que acharam do texto de ontem?

E vamos a pergunta de hoje!

Devemos dar o dízimo?

Para começar a brincadeira devemos lembrar é que Deus é dono de tudo!
Não sabia disso?

Do Senhor é a terra e tudo o que nela existe, o mundo e os que nele vivem;
pois foi ele quem fundou-a sobre os mares e firmou-a sobre as águas.
Salmos 24:1-2


Mas alguém pode falar: Eu lutei muito pra ganhar meu dinheiro!
Pra chegar onde eu estou! Opa, a Bíblia já respondeu essa pra gente!

Não digam, pois, em seu coração: "A minha capacidade e a força das minhas mãos ajuntaram para mim toda esta riqueza".
Mas, lembrem-se do Senhor, do seu Deus, pois é ele que lhes dá a capacidade de produzir riqueza, confirmando a aliança que jurou aos seus antepassados, conforme hoje se vê.
Deuteronômio 8:17-18


Agora de onde veio essa história de dízimo?
Deus mesmo O pediu!

"Todos os dízimos da terra, seja dos cereais, seja das frutas das árvores, pertencem ao Senhor; são consagrados ao Senhor.
Levítico 27:30


Claro que hoje não damos mais cereais e frutas, mas sim o que ganhamos usando os talentos que Deus nos deu! Aliás, dízimo é 10%, ok? Não é 3 e nem 70!

Agora vem a galera que está sem grana no momento...
Eu entendo.. E até estou no grupo!
Mas a Bíblia deixa um toque:

Já fui jovem e agora sou velho, mas nunca vi o justo desamparado, nem seus filhos mendigando o pão.
Salmos 37:25


Ele cuida de nós.
Como? Deixe nas mãos dEle.
Faça só a sua parte e deixe Deus fazer a dEle.

Detalhe, além dos dízimos existem também as ofertas, olhe só:

Quanto à coleta para o povo de Deus, façam como ordenei às igrejas da Galácia.

No primeiro dia da semana, cada um de vocês separe uma quantia, de acordo com a sua renda, reservando-a para que não seja preciso fazer coletas quando eu chegar.
1 Coríntios 16:1-2
Quanto à coleta para o povo de Deus, façam como ordenei às igrejas da Galácia.

No primeiro dia da semana, cada um de vocês separe uma quantia, de acordo com a sua renda, reservando-a para que não seja preciso fazer coletas quando eu chegar.
1 Coríntios 16:1-2
Quanto à coleta para o povo de Deus, façam como ordenei às igrejas da Galácia.

No primeiro dia da semana, cada um de vocês separe uma quantia, de acordo com a sua renda, reservando-a para que não seja preciso fazer coletas quando eu chegar.
1 Coríntios 16:1-2
Quanto à coleta para o povo de Deus, façam como ordenei às igrejas da Galácia.
No primeiro dia da semana, cada um de vocês separe uma quantia, de acordo com a sua renda, reservando-a para que não seja preciso fazer coletas quando eu chegar.
1 Coríntios 16:1-2


Ah! Oferta é oferta mesmo, ok?

Lembrem-se: aquele que semeia pouco, também colherá pouco, e aquele que semeia com fartura, também colherá fartamente.
Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria.
2 Coríntios 9:6-7


Vem do seu coração o quanto você dá.
O dízimo é uma devolução, é o que Deus pede como forma de obediência, nele demonstramos nossa fidelidade.
A oferta é outra história. Damos a Deus como forma de gratidão e o quanto quisermos, inclusive de acordo com nossa condição econômica.
Não existe uma porcentagem, é o que você puder e principalmente QUISER dar.

Muitas pessoas se complicam falando que não tem condições de devolver o dízimo ou as ofertas.
Mas devemos lembrar que já estudamos (AQUI) que a mulher virtuosa cuida bem do seu dinheiro, certo?
Então precisamos ter nossa poupança para urgências, ter nosso orçamento mensal... Podemos até falar mais sobre isso um dia se vocês quiserem!

Mas esse assunto é sério demais para ignorarmos, olhe só:

"Pode um homem roubar de Deus? Contudo vocês estão me roubando. E ainda perguntam: ‘Como é que te roubamos? ’ Nos dízimos e nas ofertas.
Vocês estão debaixo de grande maldição porque estão me roubando; a nação toda está me roubando.
Tragam o dízimo todo ao depósito do templo, para que haja alimento em minha casa. Ponham-me à prova", diz o Senhor dos Exércitos, "e vejam se não vou abrir as comportas dos céus e derramar sobre vocês tantas bênçãos que nem terão onde guardá-las.
Impedirei que pragas devorem suas colheitas, e as videiras nos campos não perderão o seu fruto", diz o Senhor dos Exércitos.
"Então todas as nações os chamarão felizes, porque a terra de vocês será maravilhosa", diz o Senhor dos Exércitos.
Malaquias 3:8-12


E para ONDE deve ir nosso dízimo?
A Bíblia responde!

"Dou aos levitas todos os dízimos em Israel como retribuição pelo trabalho que fazem ao servirem na Tenda do Encontro.
Números 18:21
(velho testamento)

Não sabeis vós que os que administram o que é sagrado comem do que é do templo? E que os que de contínuo estão junto ao altar, participam do altar?
Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho.
1 Coríntios 9:13-14
(novo testamento)

Tá respondido. O dízimo deve ser entregue na igreja.
Nada de falar que isso era coisa do velho testamento, que hoje não precisamos mais.
Detalhe: Se você ainda não encontrou sua igreja, doe a uma instituição de caridade séria, procure em sua cidade, na internet... O que não devemos é deixar o dinheiro do Senhor se misturar ao nosso e virar uma coisa só. O dízimo deve ser devolvido a Deus, não é para usarmos. Ele proverá fartura para nós com os outros 90% restantes!
Mas após encontrar sua igreja, não importa qual seja ela, devolva lá!
Inclusive observe isso na igreja onde você quer entrar. O dízimo deve ser usado para a pregação do evangelho, ajuda aos pobres e subsistência dos pastores. Perceba também que os pastores não devem ter outros empregos, afinal, a igreja os está sustentando porque precisa deles disponíveis para atender as pessoas!

E um detalhe muito importante:
Se você não confia em sua igreja para entregar seu dízimo lá, mude de igreja. Essas pessoas que roubam dízimos serão julgadas por Deus, mas se você não confia seu dinheiro a essa igreja, não é um bom lugar para congregar.

Conclusão do dia:
A mulher virtuosa devolve seu dízimo e suas ofertas com alegria e gratidão, e assim ensina sua família que o amor ao dinheiro não rege sua vida, e sim o amor a Deus.

LEMBRETES:

Criei uma página para o blog no Facebook, lá ando colocando textos interessantes, versos bíblicos inspiradores e muito mais!
Espero vocês por lá! É só dar um "Like" aí do lado! :)

Se você tem algum assunto que te intrigue ou incomode, poste nos comentários que logo sua pergunta será respondida no "Pergunte a Bíblia"!

2 comentários:

  1. Enfim vir ler o post sobre o dizimo! :D
    Adorei o post, me esclareceu muitas dúvidas, mas como assusnto polêmico me abriu mais e mais dúvidazinhas que depois eu tiro com voce :p
    rs

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião ou dúvida! : )